top of page

Calcule o ano de Aposentadoria

A grande dúvida é: Na quantidade de informações que se confrontam, com quantos anos alcançarei a aposentadoria? Nós reunimos algumas pistas e te ajudaremos a calcular, então, papel e caneta na mão e #partiu!

Trabalhou no campo?

 

Se você trabalhou com agricultura familiar, a partir dos 14 anos, pode contabilizar o tempo sem contribuir com INSS desde que comprove caracterizar-se como atividade de subsistência. Se esta prerrogativa for verdadeira, insira a quantidade de anos que trabalhou no item ‘TCampo’ na fórmula:

IdadeInicial – Tcampo = IdadeMd

IdadeMd + Trabalho = IdadeFinal

Caso seja negativa, considere valor nulo e aplique a seguinte fórmula.

IdadeInicial + Trabalho = IdadeFinal

 

Com que idade você iniciou os trabalhos?

 

É importante ter carteira assinada para que o tempo de atividades seja registrado pelo INSS. Por isso, registre a idade que você pretende iniciar trabalho formal e assegurado no campo 'IdadeInicial' da fórmula.


Andresa Lucena, 27 anos, Enfermeira e estudante de Medicina Veterinária na FATENE. 

Qual sua profissão?

 

A sua atuação profissional dirá muito sobre seu futuro. Considere o tempo mínimo de contribuição para aposentadoria em 40 anos e, com esta informação, preencha o item ‘Trabalho’ na fórmula. Entretanto, caso a sua atividade esteja inserida na lista de profissões consideradas perigosas ou insalubres pelo Ministério do Trabalho, você pode solicitar aposentadoria a partir de 15 a 25 anos - e, assim, considerar outros valores em 'Trabalho'. Listam-se: 

15 anos
Extração de Minérios
Mineiros de Subsolo (Operações de corte, furação e desmonte e atividades de manobras nos pontos de transferências de cargas e viradores e outras atividades exercidas na frente de trabalho); Perfuradores de rochas, cortadores de rochas, carregadores, britadores, cavouqueiros e choqueiros.
Trabalhadores permanentes em locais de subsolo, afastados das frentes de trabalho (galerias, rampas, poços, depósitos); Motoristas, carregadores, condutores de vagonetas, carregadores de explosivos, encarregados do fogo (blasters), eletricistas, engatores, bombeiros, madeireiros e outros profissionais com atribuições permanentes em minas de subsolo.   
Extração de Minérios
20 anos
15 anos
15 anos
Trabalhadores no exercício de atividades de extração em minas ou depósitos minerais na superfície; Perfuradores de rochas, cortadores de rochas, carregadores, operadores de escavadeiras, motoreiros, condutores de vagonetas, britadores, carregadores de explosivos, encarregados do fogo (blasters) e outros profissionais com atribuições permanentes de extração em minas ou depósitos minerais na superfície.  
Extração de Minérios
25 anos
Engenharia
Engenheiros Químicos; Engenheiros Metalúrgicos; Engenheiros de Minas.         
Química e
Radioatividade
Químicos Industriais; Químicos Toxicologistas; Técnicos em laboratórios de análises; Técnicos em laboratórios químicos; Técnicos em radioatividade.
Saúde
Médicos (expostos aos agentes nocivos); Médicos Anatomopatologistas ou Histopatologistas; Médicos Toxicologistas; Médicos Laboratoristas (patologistas); Médicos Radiologistas ou Radioterapeutas. Técnicos de Raio X; Técnicos de laboratório de Anatomopatologia ou Histopatologia; Farmacêuticos Toxicologistas e Bioquímicos; Técnicos de laboratório de gabinete de necropsia; Técnicos de anatomia; Dentistas (expostos aos agentes nocivos); Enfermeiros (expostos aos agentes nocivos); Médicos-veterinários (expostos aos agentes nocivos).
Pescadores. 
Pesca
Educação
Pesca
Pescadores. 
Pedreiras, Túneis e Galerias
Perfuradores, covouqueiros, canteiros, encarregados do fogo (blasters) e operadores de
pás mecânicas.
Pescadores. 
Pesca
Extração de
Petróleo
Trabalhadores ocupados em caráter permanente na perfuração de poços petrolíferos e na extração de petróleo. 
Maquinista de máquinas acionadas a lenha ou a carvão; Foguista; Motorista de ônibus e de caminhões de cargas (ocupados em caráter permanente); Aeronautas; Trabalhadores em casa de máquinas; Estivadores (trabalhadores ocupados em caráter permanente, em embarcações, no carregamento e descarregamento de carga); Arrumadores e ensacadores; Operadores de carga e descarga nos portos.  
Transportes
Indústria Metalúrgica e Mecânica
Aciarias, fundições de ferro e metais não ferrosos, laminações, forneiros, mãos de forno, reservas de forno, fundidores, soldadores, lingoteiros, tenazeiros, caçambeiros, amarradores, dobradores e desbastadores; Rebarbadores, esmerilhadores, marteleteiros de rebarbação; Operadores de tambores rotativos e outras máquinas de rebarbação; Operadores de máquinas para fabricação de tubos por centrifugação; Operadores de pontes rolantes ou de equipamentos para transporte de peças e caçambas com metal liquefeito, nos recintos de aciarias, fundições e laminações; Operadores nos fornos de recozimento ou de têmpera-recozedores, temperadores. 
Ferreiros, marteleiros, forjadores, estampadores, caldeireiros e prensadores; Operadores de forno de recozimento, de têmpera, de cementação, forneiros, recozedores, temperadores, cementadores; Operadores de pontes rolantes ou talha elétrica.       
Ferrarias em
Calderaria
Operações 
Diversas
Operadores de máquinas pneumáticas; Rebitadores com marteletes pneumáticos; Cortadores de chapa a oxiacetileno; Esmerilhadores.Soldadores (solda elétrica e a oxiacetileno).Operadores de jatos de areia com exposição direta à poeira; Pintores a pistola (com solventes hidrocarbonados e tintas tóxicas).
Galvanizadores, niqueladores, cromadores, cobreadores, estanhadores, douradores e profissionais em trabalhos de exposição permanente nos locais.        
Eletroplastia
Vidreiros, operadores de forno, forneiros, sopradores de vidros e cristais; Operadores de máquinas de fabricação de vidro plano, sacadores de vidros e cristais, operadores de máquinas de soprar vidros e outros profissionais em trabalhos permanentes nos recintos de fabricação de vidros e cristais.   
Fabricação de Vidros e Cristais
Fabricação de Tintas 
Trituradores, moedores, operadores de máquinas moedoras, misturadores, preparadores, envasilhadores e outros profissionais em trabalhos de exposição permanente nos recintos de fabricação.   
Caleadores de couros; Curtidores de couros; Trabalhadores em tanagem de couros.        
Monotipistas, linotipistas, fundidores de monotipo, fundidores de linotipo, fundidores de estereotipia, eletrotipistas, estereotipistas, galvanotipistas, titulistas, compositores, biqueiros, chapistas, tipógrafos, caixistas, distribuidores, paginadores, emendadores, impressores, minervistas, prelistas, ludistas, litógrafos e fotogravadores.          
Gráfica e Editorial
Preparação de Couros
Professores.

Não seja demitido!

 

O item ‘Trabalho’ deve somar apenas os anos de contribuição. Para isso, evite ser despedido. Os anos em desemprego não constam na contagem de tempo para alcance da aposentadoria. Logo, tempos em lacuna de desemprego devem ser desconsiderados na composição do campo que congrega a informação sobre tempo de contribuição. Ao cruzar as informações, terás a idade em que a aposentadoria passará a compor a sua trajetória. Contudo, ainda não acabou!

Você gozará da aposentadoria?

 

A idade resultante, a depender de onde você vive, pode não ser suficiente para que aproveites esta etapa em vida ou no exercício de direitos. Considere o Índice de Desenvolvimento Humano a partir do seu bairro em Fortaleza atento a perspectiva de longevidade. Nisto, confronte com o momento em que se aposentará e nos conte: Muito trabalho para pouca vida? 

bottom of page